Dom Mendo, Cónego Regular da Sagrada Congregação de Santa Cruz de Coimbra: Por suas grandes virtudes, e letras, passou a ser Prelado do Convento de Santo Isidoro de Leão, um dos mais insignes de toda Hespanha: Tal era a fama, que nela corria deste ilustre Português; cuja morte sucedeu neste dia: ignoramos o ano.
30 de mai. de 2019
28 de mai. de 2019
D. ARIAS Bispo de OVIEDO (29 de Maio)
Dom Arias, ilustre Português, Monge de São Bento, depois Bispo de Oviedo, Varão de grandes letras, e de esclarecidas virtudes: depois de governar a sua Igreja largos anos, dandos claras provas de prudência, e vigilância, se retirou outra vez aos Claustros da sua Religião, onde morreu santamente neste dia [29 de Maio], ano de 1100.
27 de mai. de 2019
Dona ELENA DA SILVA (28 de Maio)
Colunas do Claustro do Mosteiro de Celas (Portugal). |
Dona Elena da Silva, Religiosa do Mosteiro de Celas da Sagrada Ordem de Cister, junto a Coimbra, viveu, e morreu com tão ilustre fama de santidade, que os Autores da sua Religião [Ordem Religiosa] a põem no Catálogo dos Santos dela. Compôs um elegante, e dovotíssimo Poema da Paixão de Cristo. Foi seu felicíssimo trânsito neste dia [28 de Maio], ano de 1589.
26 de mai. de 2019
Dona TERESA AFONSO (27 de Maio)
Dona Teresa Afonso, filha do Conde Dom Afonso das Astúrias, mulher do ínclito herói Egas Moniz: nos estados de donzela, e casada resplandesceu em virtudes, e boas obras com vantagem conhecida às Senhoras mais ilustres daquele tempo. No de viúva, se excedeu a si mesma: edificou o nobre Mosteiro de Salfeda, da Ordem de Cister, onde jaz. Foi sua morte neste dia [27 de Maio], anode 1171.
15 de mai. de 2019
Fr. ELIAS DO VALLE (16 de Maio)
O Venerável Frei Elias do Valle, Português, foi Religioso da Santíssima Trindade no Convento de Cervo frigido em França, discípulo e companheiro do Patriarca São João da Mata, com o qual passou a Hespanha, e pelo mesmo mandado fundar na Cidade de Toledo o Convento da Santíssima Trindade, que é um dos melhores daquela Cidade, do qual foi seu primeiro Ministro Frei Elias do Vale, que depois de o ver acabado com grandeza, e perfeição, e enriquecido com rendas, privilégios, e sujeitos exemplares, morreu santamente neste dia [16 de Maio] de 1230.
14 de mai. de 2019
O Príncipe D. TEODÓSIO (15 de Maio)
Príncipe D. Teodósio |
11 de mai. de 2019
A PRINCESA Sta. JOANA (12 de Maio)
Princesa Sta. Joana |
10 de mai. de 2019
O VENERÁVEL Fr. ROQUE DO ESPÍRITO SANTO (11 de Maio)
O Venerável Frei Roque do Espírito Santo, natural da Vila de Castelo-Branco, Religioso da Sagrada Ordem da Santíssima Trindade, insigne em virtudes, e obras maravilhosas; viveu muitos anos em África, ocupado nas redenções dos Cativos, e participando das suas tribulações, em que os consolava, e socorria com portentosa Caridade: Resgatou mais de quatro mil: Os mesmos Mouros o veneravam profundamente, porque reconheciam nele um espírito mais que humano; por vezes se contentaram com a sua Correa, em penhor de grandes somas, que lhe ficava devendo, a que sempre satisfez com pontualidade, à custa da sua diligência, fructuosa sempre, pelo singular conceito, e estimação, que os Príncipes, e grandes de Portugal faziam das suas virtudes. Morreu santíssimamente neste dia [11 de Maio], ano de 1590. Foi sepultado com grande veneração, e universais aclamações de Santo no seu Convento de Lisboa.
9 de mai. de 2019
ROUBA-SE O SANTÍSSIMO EM ODIVELAS (10 de Maio)
8 de mai. de 2019
Fr. LUIZ DA CRUZ (9 de Maio)
Frei Luiz da Cruz nosso Português, natural de Bragança, Religioso Menor da Província de São Gabriel em Castela. Foi varão doutíssimo, e claríssimo escritor: deu à estampa várias obras cheias de singular doutrina, e vasta erudição: subiu na sua Ordem aos mais eminentes lugares, e destinado para o suprema da mesma, acabou seus dias neste em que estamos, na Cidade de Saragoça de Aragão, ano de 1633.
7 de mai. de 2019
ELEIÇÃO do SUMO PONTÍFICE INOCÊNCIO XIII (8 de Maio)
No mesmo dia [8 de Maio] ano de 1721 foi declarado Sumo Pontífice com satisfação de todos os Cardeais e de todas as Côrtes Católicas, o Cardeal Miguel Angelo Conti, Núncio Apostólico que havia sido muitos anos neste Reino, donde obteve a Púrpura, e era Protector do mesmo Reino na Cúria Romana. Pelo que, foi celebrada a sua exaltação Pontifícia em Lisboa com três dias de repiques, e luminárias, e com muitos aplausos Académicos. Tomou o nome de Inocêncio XIII e conservou o de Protector de Portugal. Morreu em 7 de Março de 1724 com 68 anos, 9 meses, e 21 dias de idade, havendo governado 2 anos, e 10 meses a Igreja Católica.
6 de mai. de 2019
Pe. BALTAZAR ÁLVARES (7 de Maio)
Baltazar Álvares, natural de Chaves, da Companhia de Jesus, Doutor egrégio na Sagrada Teologia, Lente de Prima, e Cancelário da Universidade de Évora, compôs um Tratado de Anima separata, que se imprimiu no Curso Conimbricense, e a grande Obra do Expurgatório Lusitano dos livros proibidos desde Lutero até o seu tempo, impresso por ordem, e autoridade do ilustríssimo D. Fernão Martins Mascarenhas Bispo Inquisidor Geral dos Reinos de Portugal. Expediu também alguns volume spóstumos do grande Soares Granatense. Morreu em Coimbra neste dia [7 de Maio], ano de 1618.
5 de mai. de 2019
IDÁCIO, Bispo C. (6 de Maio)
Idácio, Português, Bispo de Lamego, depois Arcebispo de Braga, Prelado insigne, e Escritor famoso: por sua rara humildade se chamava, e assinava o Pecador; mas as suas sngulares virtudes, e grandes letras o faziam conhecido, e estimado em toda a Igreja, e S. Leão Papa I do nome o tratava com grande familiaridade, e públicas estimações, e o nomeou Presidente no Sínodo de Celenas, onde foram confutados os erros de Prisciliano, e comprovadas com irregrafáveis fundamentos as verdades da Fé, pela qual o Santo Bispo padeceu grandes tribulações. Compôs uma Cronologia, que começa desde o primeiro ano do Consulado de Teodósio, e contém tudo o que sucedeu no mundo no espaço de cento e vinte anos. Compôs também os Fastos Consulares desde Aureliano Augusto, até a morte de Honório. Cheio de virtudes, e boas obras, passou neste dia [6 de Maio] a lograr o prémio delas, ano de 494.
4 de mai. de 2019
S. SILVANO, Mártir (5 de Maio)
São Silvano, também como o do dia precedente, da Ilustríssima família dos Silvas em Portugal, passou a Roma, onde padeceu neste dia [5 de Maio] cruel martírio, imperando Maximino, na sexta perseguição da Igreja Católica.
3 de mai. de 2019
S. MARINA, V. (4 de Maio)
Ruínas do Convento de Sta. Marina, Salamanca |
2 de mai. de 2019
S. Fr. ZACARIAS (3 de Maio)
Convento de S. Francisco, Alenquer (Portugal) |
1 de mai. de 2019
O Beato Fr. BERNARDO DE RIVO (2 de Maio)
Convento de S. Domingos de Benfica, Lisboa (Portugal) |
Assinar:
Postagens (Atom)