|
"Porque este é de quem está escrito: Eis que envio diante de tua face o meu Mensageiro, que preparará o teu caminho adiante de ti." (Math. II) - Do Evang. no 2º Domingo do Advento. |
As Têmporas são períodos litúrgicos em que a Santa Igreja Católica Romana destinou ao seus fieis para fazerem jejum e oração durante três dias nas quatro estações do ano. No Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã (dito "de S. Pio X"), em edição das províncias eclesiásticas meridionais do Brasil de 1951, part. III, lição XIII, n.º 150, está escrito o seguinte:
"Para que fim foi instituído o jejum das quatro Têmporas?
O jejum das quatro Têmporas foi instituído:
1.º - Para santificar cada estação do ano com alguns dias de penitência;
2.º - Para pedir a Deus que nos dê e conserve os fructos da terra;
3.º - Para agradecer a Deus o fructos concedidos;
4.º - Para pedir a Deus que dê à sua Igreja bons ministros, cuja ordenação se faz ordinariamente nos sábados das quatro Têmporas."
Fazem-se as Têmporas da seguinte forma: toma-se uma só refeição completa ao dia (almoço ou jantar - pode ainda ser pela manhã) unida à abstinência de carne e, se necessário, mais duas pequeninas refeições, chamadas parva e consoada (lembrar que dia 24 de Dezembro há consoada). Nas orações acostumadas devemos incluir as mesmas intenções pelas quais a Santa Igreja instituiu as Têmporas.
Quando há Têmporas? Quartas-feiras, Sextas-feiras e Sábados da 3.ª semana do Advento, da 1.ª semana da Quaresma, da semana do Pentecostes, e do 17.º Domingo após Pentecostes. Foi assim definido pelo Papa Gregório até então.
Por cá faremos estas Têmporas do Advento nestes próximos 20, 22 e 23, de Dezembro (2017), e recordo e convido a todos ao mesmo.
Boa preparação do Natal.