29 de mar. de 2017

HISTÓRIA DOS MILAGRES DO ROSÁRIO (III)

(continuação da II parte)

Em que tempo a Santíssima mãe de Deus começou a fazer milagres no mundo.

Quando Deus criou o mar, diz a divina Escritura, que as águas andavam sobre a terra, e que depois as ajuntou em um lugar a que chamou mar, que é uma profundidade, e abismo, que quase não tem fundo. Assim havemos de entender que todas as graças gratis datas, que andam derramadas por todos os Santos, e Anjos, ajuntou Deus na Virgem Maria. E porque entre estas há duas, que são fazer milagres, e dar saúde, S. Damasceno a chama mar, e abismo de milagres. Abyssus miraculorum. E André, Cresente a chama obradora de milagres, com poder que se não pode perder. Esta excelência confirmam todos os milagres, que em todos os tempos por sua intercessão Deus fez, mas quando hajam começado, agora o declararemos.

Que antes da Encarnação do filho de Deus, a Virgem fizesse milagres, nem as histórias o escrevem, nem se acha razão para o afirmar, nem naquele tempo parece acomodado para se fazerem, pois não eram necessários para confirmação da doutrina, nem manifestação de sua santidade, como disse S. Tomás, e o mesmo se pode dizer do tempo que correu desde a Encarnação, até à Ascensão de Cristo. E se porventura fez alguns, não os sabemos, mas depois da Ascensão de Cristo, até sua morte, enquanto vivia em carne mortal, mui verossímil é que fizesse muitos, e mui grandes, porque ainda que ela não tinha ofício de pregar, como os Apóstolos, e não os fizesse para confirmação de sua doutrina, todavia eram para grande bem e acrescentamento da Igreja, e para ser conhecida por Mãe de Deus, e desta opinião é Alberto Magno, e S. Antonino, e Ruperto: e Pelbarto diz que S. Hermano, e outros santos afirmam, que vivendo fez muitos milagres, curando muitos enfermos, e deitando demónios, e ressuscitando três mortos, e que a três presos que levavam a padecer chamando por ela, se quebraram as prisões, e os que queriam prender ficáram cegos: e entre todos estes se deve contar por mui principal o que a Rainha dos Anjos fez sendo trazida por eles à cidade de Saragoça, onde mandou ao Apóstolo Santiago, que nela se fizesse uma Igreja que ainda hoje se chama do Pilar em que ela, apareceu.

O outro tempo que é da gloriosa Assunção, todo está cheio de milagres, porque assim como em todos os quatro tempos do ano, Deus manda Sol orvalho, e chuva para fertilizar a terra, assim em todos os tempos Deus manda à terra contínuos milagres obrados por intercessão de N. Senhora, para com eles se encher a Igreja de bens temporais, e espirituais. Quando começaram os que ela quis obrar por virtude do Rosário, os autores que deles escreveram o dizem, e no discurso desta história o veremos, que foi o tempo em que o Padre S. Domingos renovou esta santíssima devoção, como já na primeira parte dissemos. Mas quanto crédito se lhes deva dar, agora o declaremos.

(continuação, parte IV)

28 de mar. de 2017

SENSIBILIZAÇÃO PARA O TERÇO - PROPOSTA ACEITE


Rezar, louvar, ensinar, e propagar o Santo Rosário é mais que necessário, tanto pela honra que lhe é devido, quanto pela sua altíssima eficácia, se rezada da maneira correcta. E foi deste modo que ao longo dos séculos tem feito aqueles que querem salvar a sua alma e a dos outros. Propagar, pois, estes feitos e efeitos é para nós esperança. 

Por isto, sob proposta do blog FIDELISSIMUS e alargamento do ASCENDENS, a este ofício me uno, e desejo que os leitores do SANTO ZELO vão acompanhando as transcrições já iniciadas da obra "História dos Milagres do Rosário da Virgem Nossa Senhora", feitas por ocasião do centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Curioso é que esta mesma obra em 2017 completa o seu quadringentenário de publicação!

E enfim, quando me for indicada a parte que devo fazer, farei. Obrigada por dizerem que é para os blogs portugueses, e incluírem o SANTO ZELO.

Graves expectativas...

"Rezai o Terço todos os dias", pediu Nossa Senhora em Fátima.

(Aqui está a primeira publicação para início da leitura)

27 de mar. de 2017

SANTINHOS (I)

Amigos do SANTO ZELO,
 
o blog ASCENDENS em 2008 abriu uma secção (outro blog) destinado apenas a publicar digitalizações da sua coleção de santinhos. Este espaço é o primeiro do género, está encerrado faz anos. Que pena. Mas, foi então que apareceu a ideia do SANTO ZELO fazer a postagem da coleção ASCENDENS.
 
Que maravilha!
 
Alguns santinhos são muito interessantes, e outros muito belos; e estão em alta definição. Alguns são verdadeiros documentos da Fé. Obrigada blog ASCENDENS.

(para ampliar, aperte a foto)
 
1)
 
 
 
2)
 
 
3)
 
 
 
4)

 

5)

(continuação, II parte)

24 de mar. de 2017

A GLÓRIA DOS MÁRTIRES

Martírio de S. Pedro de Verona.
"Indo um santo Monge à Alexandria, encontrou na selva outro monge (de quem tinha grande conceito de santidade) feito em pedaços por um leão. Com grande dor e lástima enterrou o defunto.

Mais adiante, entrou na Cidade, e viu um enterro soleníssimo; e perguntando pelo defunto, disseram-lhe o nome; tratava-se de um cidadão daquela cidade, que ele conhecia como muito vicioso e ganancioso.
Com santa ira e zelo ardente voltou-se para Deus, e disse-lhe: "Senhor, não passarei daqui até que me digais porque motivo a este homem vicioso permitis um enterro tão solene, morrendo ele em sua cama com todo o sossego e paz; e àquele santo homem as feras despedaçaram, e apenas por estes braços foi enterrado numa cova do deserto!"

E então, disse-lhe um anjo: "A razão é, porque este homem tinha algumas coisas boas, e ficam pagas com estas honras populares, o restante será pena; mas, o Monge, por algumas coisas imperfeitas que tinha, pagou-as com a morte, com o qual foi gozar diretamente da Glória. E tu, não questiones novamente, pois adora os mistérios do Senhor".

Eu confesso reparar pouco no modo de como morrer, quanto à materialidade do corpo, e muitíssimo quanto à disposição da alma. Os maiores Santos morreram despedaçados, crucificados, escarpiados, queimados, afogados; mas estes foram Mártires: mas dos Confessores, dos Simeões Stilitas, a um deles um raio matou. O Beato Jordão, varão santíssimo, Superior Geral dos Dominicanos, afogou-se num rio, sendo muito verossímil que, num e noutro, fosse água e fogo o meio agradável para chegar ao eterno refrigério, sem passar pelo Purgatório. O que importa é a disposição da Alma: e se esta é boa, faça Deus o que entender do corpo. Na Ladainha, quando se pede a Deus que nos livre da má morte, à subitanea, junta-se a improvisa, porque se ela não for improvisa, nem incauta, senão que a Alma esteja bem disposta; pouco importa que seja subitanea, e repentina." (Luz a los vivos y escarmiento en los muertos. Madrid, ano 1668, p. 64. Tradução: ✠ SANTO ZELO blog)

15 de mar. de 2017

VÍDEO - DE PASSAGEM PELA TERRA

De passagem pela terra, até que ao dia em que Nosso Senhor nos leve. Eis a nossa jornada, eis a nossa prova.
 

9 de mar. de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: A PEDRA EM PÃO

Sta. Maria do Egipto, depois de ter feito uma vida de 47 anos no deserto, pouco antes da morte
recebe a Comunhão das mãos de S. Zózimo
O 4.º Mandamento da Santa Igreja ​manda-nos jejuar e abstermo-nos de carne em certos dias predefinidos do ano, em preparação para festas importantes. Como estamos na Quaresma – por excelência o período penitencial – é portanto de empenharmos a paciência e modéstia em praticá-las. O jejum e a abstinência feitos da maneira correcta cooperam para que nos dediquemos às coisas mais sóbrias e temperadas. O exercício de resistir aos gostos, a prática da caridade com a alma do próximo, e uma atenção maior na meditação e oração, são também auxiliares essenciais. Inspirar, instigar, ou obrigar, portanto, a perverter o sentido deste tão belo período – onde mais especialmente o espiritual triunfa sobre o carnal – equivaleria ao desprezo dos ensinamentos de Cristo, escorregando na demoníaca tentação de procurar fazer das pedras, pão. Não sigamos o exemplo do velhaco demónio que tentou a Cristo no deserto, querendo como ele usar das coisas lícitas, com vãs intenções.

Entretanto, preocupa muito que, em nome de Deus e da sua Igreja, a CNBB esteja promovendo anualmente (desde os ano 60) aquele mesmo problema acabado de referir, por meio de temáticas "quaresmais" contidas na chamada Campanha da Fraternidade. Para este  ano de 2017 a CNBB escolhe por tema da campanha a "conscientização" para a salvaguarda dos biomas brasileiros (amor à mãe terra, a quem invocam nas orações!!!).

Uma confusão... Ficam assim abafados tantos e tão bons frutos de conversão que poderiam aparecer neste período.

Em síntese lembremos as palavras do Catecismo (Catecismo Maior de S. Pio X) a respeito deste tempo:
"- Para que foi estabelecida a Quaresma?
R: A Quaresma foi estabelecida:
1º- Para nos fazer conhecer a obrigação que temos de fazer penitência todo o tempo de nossa vida, figurada, no dizer dos santos Padres, pela Quaresma;
2º- Para de algum modo imitar o rigoroso jejum de quarenta dias que Jesus Cristo fez no deserto;
3º- Para nos preparar pela penitência a celebrar santamente a Páscoa."
"- Que devemos fazer para passar a Quaresma segundo o espírito da Igreja?
R: Para passar a Quaresma segundo o espírito da Igreja, cumpre fazer três coisas:
1º- Observar exactamente o jejum e praticar a mortificação cristã;
2º- Exercitar-nos na oração e nas obras de caridade cristã para com o próximo, mais do que em qualquer tempo;
3º- Ouvir com frequência a palavra de Deus e com uma boa confissão tornar mais meritório o jejum e preparar-nos para a comunhão pascal."
Queira Deus aceitar nossas súplicas, unindo nossas intenções aos do doloroso e Imaculado Coração de Maria, que em Fátima o mostrou à Irmã Lúcia figurado por grandes espinhos encravados nele os pecados que a humanidade praticava a todo tempo e lugar, principalmente pela ofensas que cometem contra Ela.

Mas, para contrastar, voltando à "mãe terra" da CNBB, escutando o "alegre" triste hino da Campanha da Fraternidade:



Não há dúvida que há uma grande confusão na Igreja. Os nossos antepassados veriam hoje elevadas tantas coisas contrárias ao que sempre lhes foi ensinado como boas e católicas. Por muito grande dificuldade de hoje conhecermos se há culpabilidade, ou não culpabilidade, nos fenómenos religiosos do nosso tempo, resta-nos juntar estas preocupações às dos nossos pecados, e entregarmos aquelas a Deus, em unidade com o Imaculado Coração de Maria.

5 de mar. de 2017

MORAL CATÓLICA I

A internet não contém os áudios de moral produzidos pela extinta RADIO CONVICCIÓN, mas o blog ASCENDENS guardou na sua audioteca a série de áudios de moral, e outros.
Amigos leitores, é com alegria que o ✠ SANTO ZELO coloca agora à disponibilidade de todos os áudios MORAL CATÓLICA (realizados pela referida rádio).

A Moral não é tão forte quanto deveria hoje nos meios mais insuspeitos. Faz muita falta conhecê-la melhor, e assumi-la inteiramente.
A MORAL CATÓLICA são autênticas aulas que devem ser seguidas muito atentamente, tomar apontamentos, e estudar.


(continuação, II parte)

1 de mar. de 2017

INAUGURAÇÃO - ✠ SANTO ZELO


Caros leitores,
o ✠ SANTO ZELO está agora em versão de blog (desde 2013 tinha existido apenas como página do facebook).
 
Hoje é Quarta Feira de Cinzas, o dia da inauguração. Além de se ter proporcionado inaugurar nestes dias, preferi este mesmo para unir seu significado à índole do novo espaço.
 
Somos pó. É perturbante ouvir tal. Alguns não quererão ouvir isto, fingirão não ter ouvidos; outros ouvindo recordam o nada que somos e a passagem fugaz por este mundo.
 
Não, não se pretende que este seja um blog de espiritualidade, ainda que tivesse ficado muito conotado com ela (nisto nada mudará). O ✠ SANTO ZELO  é um espaço que pretende contribuir com alguns artigos para a vida do tradicional católico (não quero dizer "tradicionalista", palavra cada vez mais confundida).
 
É normal que venha a encontrar aqui algum artigo menos masculino, sem que este seja um blog destinados a moças. Há alguma falta, entendam; por outro lado, há alguns temas destes tratados de maneira pouco clara mas muito extensa, por vezes.

A frequência de publicações será espaçada, como de costume.
 
Quero agradecer ao Pedro do blog ASCENDENS a ideia e ajuda para esta nova plataforma, e agradecer aos autores dos blogs VERITATIS e FIDELISSIMUS o acolhimento e simpatia.
 
Um agradecimento desde já a vós leitores.

Santo dia de Cinzas. Até breve.
Rafaela