12 de jan. de 2019

Sto. ADELFIO, Bispo e Mártir (13 de Janeiro)


NESTE dia [13 de Janeiro] padeceu martírio a mãos de Mouros em defensa da Fé, no infeliz ano de 714 Santo Adelfio Bispo da Cidade de Tuy, a qual pertencia naquele tempo à antiga Lusitânia: morreram juntamente com ele, pela mesma causa, muitos Cristãos, principalmente Sacerdotes.

[35. A Oppa sucedeu Adelfio antes do ano 688, pelo mês de Maio, em cujo dia 11 assistiu ao XV Concílio de Toledo, e assinou os respectivos decretos com os demais Prelados. (…).
36. Adelfio governava Tuy no ano 693 no qual voltou a Toledo, e assistiu ao XVI Concílio. (…)
39. Ao tempo do Bispo Adelfio corresponde a restauração do Reino da Galiza, que fez o Rei Égica, colocando em Tuy seu filho Witiza, para que governasse o Reino dos Suevos, e o pai o dos Godos (…) o Rei enviou ali com seu filho ao Duque Fáfila, filho do Rei Chindasvind [Quindasvinto], e Pai de D. Pelaio. Mas o Duque teve o infortúnio de cair em desgraça da Rainha, que instigando o seu marido Witiza, feriu-o na cabeça com um cravo, e morreu.
40. Assim que faleceu o Rei Égica, deixou a residência de Tuy, e passou-se a Toledo, governando só todas as Províncias de Espanha, mas tão mal, que logo caíram na mão de Africanos, pelos anos 714.
41. Esta desgraça não a viu já Adélfio, mas sim o seu sucessor: ignoramos o seu nome, pois achamos apenas a notícia de que padeceu muitos trabalhos, como se dirá. (España Sagrada - Tomo XXII; Madrid, ano 1768. pág. 34 - tradução: Santo Zelo Blog)].

Nenhum comentário: